Temos por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo meios para que possam progredir no trabalho e nos estudos posteriores.

Os objetivos gerais do ensino a ser ministrado pelo nosso Colégio convergem para os fins mais amplos da educação, baseando-se nos seguintes princípios:

  • Respeito ao aluno;
  • Reconhecimento da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
  • Aceitação de pluralismo de ideia;
  • Garantia de padrão de qualidade do ensino;
  • Valorização de experiências extra-escolares;
  • Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

A nossa proposta pedagógica contempla valores como:

  • Autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum;
  • Direitos e deveres da cidadania, exercício da criticidade, respeito à ordem democrática;
  • Sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações culturais.

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No Fundamental I – Nesta etapa, a estrutura e organização curricular têm como ponto de partida os conhecimentos que o aluno já possui, ampliando-os e organizando-os rumo à apropriação do conhecimento historicamente acumulado, num processo de construção de formas e sistemas de representação, a fim de possibilitar que este se reconheça como sujeito histórico-social. Também é nesta fase que a escrita, a leitura e o cálculo se constituem e se consolidam. Os conceitos de ética, cidadania e responsabilidade pessoal são trabalhados dia-a-dia.

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No Fundamental II – Tão importante quanto o Fundamental I, o Colégio entende que o aperfeiçoamento e aprofundamento dos conteúdos são elementos imprescindíveis para:

  • A compreensão da realidade para a ação do indivíduo na sociedade;
  • O domínio da língua, utilizando os recursos expressivos de diferentes valores sociais à disposição, segundo as conveniências de situação e de estilo;
  • A utilização de conhecimentos matemáticos e a compreensão dos processos pelos quais seus conceitos se formam e se desenvolvem, fornecendo o quadro das características da própria atividade matemática;
  • A compreensão e a utilização dos conhecimentos científicos e tecnológicos e dos procedimentos de investigação, bem como o estabelecimento de relação entre o desenvolvimento da ciência e o desenvolvimento econômico-social;
  • A compreensão da realidade histórico-social e sua organização para a ampliação dos recursos e expressões que utiliza para sua comunicação.

 

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