Esta palavra é usada como uma saudação e modernamente significa bom dia, boa tarde, olá, em Israel.

Vejamos o significado da palavra em sua raiz original: em hebraico, a palavra shalom vem da palavra shalem que significa paz, prosperidade, bem, saúde, segurança. Shalom significa muito mais do que ausência de guerra: inteireza, integridade, harmonia e realização são idéias mais próximas do significado da palavra. Em shalom encontramos implícita a idéia de relacionamentos não abalados com outras pessoas e de desejo de sucesso às pessoas nas suas empreitadas.

Em suas ocorrências bíblicas, shalom está ligada ao resultado da aliança divina e é também o resultado da retidão. Em muitos casos descreve o estado de plenitude e realização, que é o resultado da presença de Deus!

Jesus, o Messias, filho de Davi é identificado como o Príncipe da Paz, aquele que traz prosperidade e retidão à terra. Portanto, saudar com “Shalom!” é também um desejo e uma ministração profética à vida daqueles que a recebem. Quando fazemos isto coincidentemente, é como se estivéssemos pedindo para aqueles a quem saudamos que venham sobre suas vidas: paz, prosperidade, integridade, retidão.

Um pouco mais sobre a Paz que vem de Deus

Observamos, em primeiro lugar, que shalom é um cumprimento na Bíblia e ainda hoje no Médio Oriente (na língua hebraica), sendo usado para estabelecer ou exprimir uma relação. Shalom, a paz, é eminentemente relacional e nunca se pode ter shalom sozinho, pois é impensável ter paz enquanto o outro não a tem.

Verificamos também que a Bíblia documenta a tentativa humana de seguir a paz (a shalom no seu significado amplo) e ao mesmo tempo a incapacidade humana de conseguir mantê-la. A última garantia para a paz não reside em instituições humanas, como se pensava e ainda hoje se pensa, mas sim, em Deus.

Em Isaías 54:10 encontramos a promessa ao povo de Israel, que nos indica o caminho: “As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada.” É isso o que diz o Deus Eterno, que tem amor por você.

Também constatamos que esta shalom não foi apenas para os tempos antigos, para o povo de Israel. Ela nos foi estendida, prometida e assegurada.

 “Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6

“Vocês conhecem a mensagem que Deus mandou ao povo de Israel, anunciando a boa notícia de paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.” Atos 10:36

 “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.” João 14:27

 “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” João 16:33

Estes textos nos mostram de forma clara que a paz, na sua forma completa – SHALOM, estabelecida por Deus, é possível, porém só por meio de Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Príncipe da Paz.

.

Veja mais…

História do Colégio

Educação Empreendedora

Proposta Pedagógica

Ensino Fundamental

Valores para a Vida