SHALOM, formando cidadão.

A proposta pedagógica do Colégio Shalom está baseada na concepção sociointeracionista, que acredita ser o processo de ensino-aprendizagem uma construção gradual e contínua, que se inicia no nascimento e prolonga-se por toda a vida.

Nesta concepção o indivíduo precisa interagir no ambiente em que está inserido, promovendo o conhecimento através dos processos de elaboração e construção individual e coletiva, procurando haver um equilíbrio entre ambas. Assim, a linguagem se torna fundamental para as relações de aprendizagem voltadas para as práticas sociais. O aluno torna-se letrado através das leituras e das várias produções de texto.

Considerando também que a consciência, a inteligência e a criatividade precisam ser compreendidas como algo a ser formado e desenvolvido pela escola, é de grande importância o nosso papel como educadores, a dimensão de nosso trabalho e a clareza da direção a ser tomada, pois o conhecimento não está no sujeito nem no objeto, mas sim na realidade produzida pela sociedade.

O nosso grande desafio é conciliar o estudo, a educação e os conceitos de cidadania de forma natural e prazerosa, em todas as séries do ensino fundamental, influenciando na melhoria da sociedade em que vivemos.

Contamos com a parceria do Sistema Dom Bosco de Ensino, que foi criteriosamente escolhido, para alcançarmos os objetivos de levar o aluno a pensar e aprender a aprender.

O material didático Dom Bosco, é apostilado, apresenta uma diversidade de gêneros textuais, bem estruturados, atraentes e cientificamente corretos, com introdução de cada capítulo (textos, ilustrações, curiosidades) atraente à essência do que vai ser estudado, motivando o aluno à ação, levando-o a construir a aprendizagem e a apropriar-se do conhecimento. Motiva também o professor a usar a criatividade no planejamento para iniciar e conduzir o conteúdo.

 As atividades paralelas buscam aplicar e aprofundar os conhecimentos por meio de perguntas, entrevistas e jogos que deem margem a reflexões e ao desenvolvimento da linguagem oral, produzindo estruturas de pensamento mais elaboradas e possibilitando o enriquecimento cognitivo, onde o aluno será capaz de se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva em diferentes situações sociais, pois é sujeito do próprio processo de aprendizagem.

 

Veja mais…

História do Colégio

Educação Empreendedora

Ensino Fundamental

Valores para a Vida

Shalom, seu Significado