Líder Em Mim

 

O projeto socioemocional, Líder em Mim é um programa mundialmente reconhecido, com resultados comprovados, que trabalha sobre paradigmas mentais e a vivência dos 7 hábitos, provocando a mudança comportamental que envolve todo o ambiente escolar e familiar.

O programa apresenta os Hábitos, Paradigmas e Princípios, com linguagem adequada a cada faixa etária. No Fundamental Anos Iniciais, cada ano possui um tema específico, abordando o desenvolvimento socioemocional das crianças e as responsabilidades deste momento da vida. Já no Fundamental Anos Finais, as atividades ajudam os alunos a refletirem sobre suas vidas, temas e desafios do início da adolescência e fazerem boas escolhas em uma fase repleta de conflitos.

Promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes para que desenvolvam as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e tornem-se protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade é a missão do programa o Líder em Mim, que vem promovendo mudanças impactantes em mais de 4.000 escolas em 60 países ao redor do planeta.

O programa foi desenvolvido nos EUA, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do consagrado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas de educação básica.
Este programa recebeu o edosso do Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), conformando-se aos mais altos padrões de qualidade, baseado em critérios de avaliação para programas de Aprendizagem sociomemocional (SEL).

O Líder em Mim trabalha com a vivência dos 7 hábitos e com a quebra de paradigmas, ajudando alunos e educadores a enxergarem as situações de uma forma diferente (VER), mudando comportamentos (FAZER) e, assim, alcançando resultados novos e consistentes (OBTER).
Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano, o Líder em Mim promove a estruturação do currículo socioemocional, possibilitando o desenvolvimento das competências do século 21, necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que tenham sucesso na escola e na vida.

A aprendizagem socioemocional é o processo de aquisição de habilidades sociais e emocionais e é tão importante quanto aprender a ler ou a calcular, além disso, contribui nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, colaborando tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida pessoal e profissional, tão requeridas pelo mercado e sociedade.

Com a aprendizagem socioemocional é possível ajudar o aluno a conhecer o que gosta de estudar, como aprender de maneira mais eficaz, o que o faz desistir, em que costuma errar, quais são as emoções que o domina quando fracassa ou é provocado. E em particular, estimulá-lo a descobrir quais são seus sonhos e de que forma persistir em alcançá-los. Na sala de aula, o desenvolvimento das competências socioemocionais promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de comportamento.