História do Colégio
Shalom, do sonho à realidade

Do sonho de acompanhar o crescimento e a educação de seus filhos desde seus primeiros passos, em 1986 surgiu a Escola Infantil PETUTI, onde sua fundadora conciliava a maternidade, a educação e sua vida profissional.

Da dedicação às crianças do berçário, maternal e infantil, as quais recebiam amor, carinho, educação e os primeiros rudimentos da fé cristã, nasceu a vontade de dar continuidade ao trabalho que começara com aquelas crianças.

Surgiu então o projeto de ampliar a Escola PETUTI e em 2003 iniciou-se o ensino fundamental, com a 1ª série, mas logo percebeu-se que o local era pequeno para abrigar um sonho tão grande.

Começou assim a busca de um local, meios e recursos para instalar o que se considerava ser um porto seguro para abrigar as crianças que concluíam o ciclo infantil no PETUTI, como também todas aquelas cujos pais buscavam um lugar especial para seus filhos.

Em 2004 foi fundado o Colégio SHALOM Campinas. Instalado num local privilegiado, com prédio educacional de 1.280 m² distribuídos em dois pavimentos, quadra poliesportiva, playground e área de lazer, em terreno de 6.000 m².

Em pouco tempo o Colégio SHALOM Campinas transformou-se em um lugar agradável, com ambiente saudável onde se cultiva a ética, com ensino de qualidade, refletindo princípios de seriedade, competência, consciência e dedicação, espelhando o sentimento de seu nome, SHALOM, palavra de origem hebraica que significa PAZ.

Complementando o planejamento para o Ensino Fundamental, implantamos aulas de Empreendedorismo e Ética, do 1º ao 9º ano, e adotamos o Sistema do Dom Bosco, como mais um diferencial do Colégio.

Dando continuidade a esta trajetória de sucesso surgiu o projeto ESPAÇO VERDE, e em 2010 foi inaugurado o Espaço Bem Viver. São mais 4.000 m², com arquitetura rústica, exclusivamente para o bem estar de nossos alunos e pais. Conta com o Espaço das Artes, onde se dão as aulas de arte e música, anexo a arena coberta, onde acontecem as grandes festas do Colégio. Conta também com o Salão Bem Viver, com 270 m², equipado com ampla cozinha, fogão a lenha, churrasqueira e salão de jogos. onde há espaço para grandes eventos. Ainda possui duas grandes praças onde os alunos têm aulas extraclasse, além de um pomar e uma horta com grande variedades de frutas e hortaliças.

Este espaço transformou-se em um lugar que proporciona mais liberdade, segurança e uma infância e adolescência saudável para nossos alunos, além de proporcionar àqueles que utilizam transporte escolar, maior conforto no embarque e desembarque. São 6.000 m² planejados exclusivamente para o conforto e tranquilidade de 520 alunos divididos nos períodos matutino, vespertino e integral.

Em 2015 participamos do projeto piloto da Pearson – Programa de Excelência Dom Bosco (PEX) que visava oferecer um sistema de gestão orientado a excelência com foco constante nos resultados, alinhado a satisfação de nossos pais e alunos, ficando em 3º lugar pela performance no Projeto Piloto e em 2017 recebemos os prêmios de 1º lugar pela participação no PEX, recebendo os títulos de ESCOLA PREMIUM e ECOLA OURO por ser uma instituição diferenciada no segmento de educação.

Continuamos evoluindo, implantamos o Período Integral, Robótica da Via Maker, novo material didático do SAE Digital, suportado por uma plataforma digital e alinhado a BNCC, o Programas Bilíngüe da Conexia-Oxford e o Projeto Socioemocional LIDER EM MIM em parceria Kroton-Somos.

  • 1986

    Surgiu a Escola
    Infantil Petuti

  • 2003

    Iniciou-se o Ensino
    Fundamental

  • 2004

    Fundação do
    Colégio Shalom

  • 2008

    Ampliação da área do
    Colégio para 6.000 m²

  • 2017

    Título Pearson de
    Escola OURO (Nacional) e
    Escola PREMIUM
    (Cat. Superação e Desafio)

  • 2018

    Implantação de
    Robótica Via Maker
    / Lego Education

  • 2019

    Implantação do
    Programa Bilingue
    Conexia-Oxfort

  • 2020

    Implantação do Programa
    Socioemocional
    Lider em Mim

Shalom
Seu significado

Esta palavra é usada como uma saudação e modernamente significa bom dia, boa tarde, olá, em Israel.

Vejamos o significado da palavra em sua raiz original: em hebraico, a palavra shalom vem da palavra shalem que significa paz, prosperidade, bem, saúde, segurança. Shalom significa muito mais do que ausência de guerra: inteireza, integridade, harmonia e realização são idéias mais próximas do significado da palavra. Em shalom encontramos implícita a idéia de relacionamentos não abalados com outras pessoas e de desejo de sucesso às pessoas nas suas empreitadas.

Em suas ocorrências bíblicas, shalom está ligada ao resultado da aliança divina e é também o resultado da retidão. Em muitos casos descreve o estado de plenitude e realização, que é o resultado da presença de Deus!

Jesus, o Messias, filho de Davi é identificado como o Príncipe da Paz, aquele que traz prosperidade e retidão à terra. Portanto, saudar com “Shalom!” é também um desejo e uma ministração profética à vida daqueles que a recebem. Quando fazemos isto coincidentemente, é como se estivéssemos pedindo para aqueles a quem saudamos que venham sobre suas vidas: paz, prosperidade, integridade, retidão.

Um pouco mais sobre a Paz que vem de Deus

Observamos, em primeiro lugar, que shalom é um cumprimento na Bíblia e ainda hoje no Médio Oriente (na língua hebraica), sendo usado para estabelecer ou exprimir uma relação. Shalom, a paz, é eminentemente relacional e nunca se pode ter shalom sozinho, pois é impensável ter paz enquanto o outro não a tem.

Verificamos também que a Bíblia documenta a tentativa humana de seguir a paz (a shalom no seu significado amplo) e ao mesmo tempo a incapacidade humana de conseguir mantê-la. A última garantia para a paz não reside em instituições humanas, como se pensava e ainda hoje se pensa, mas sim, em Deus.

Em Isaías 54:10 encontramos a promessa ao povo de Israel, que nos indica o caminho: “As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada.” É isso o que diz o Deus Eterno, que tem amor por você.

Também constatamos que esta shalom não foi apenas para os tempos antigos, para o povo de Israel. Ela nos foi estendida, prometida e assegurada.

“Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6

“Vocês conhecem a mensagem que Deus mandou ao povo de Israel, anunciando a boa notícia de paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.” Atos 10:36

“Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.” João 14:27

“Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” João 16:33

Estes textos nos mostram de forma clara que a paz, na sua forma completa – SHALOM, estabelecida por Deus, é possível, porém só por meio de Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Príncipe da Paz.