BNCC

A BNCC tem o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceito de qualquer natureza.

A Base Nacional Comum Curricular é um conjunto de orientações, elaborado pelo Ministério da Educação, que determina as competências (gerais e especificas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver em cada etapa de sua Educação Básica, independente da região do país.

A BNCC reduzirá as desigualdades educacionais, elevando a qualidade do ensino, formando estudantes com habilidades e conhecimentos essenciais para o século XXI, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas, promovendo a atualização do corpo docente e das instituições de ensino.

 

Conheça as 10 habilidades

 

Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural, para entender e intervir positivamente na sociedade.

 

Repertório Cultural

Desenvolver o senso estético e repertório para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais.

 

Cultura Digital

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética para comunicar-se, acessar e disseminar informações, produzir conhecimento e resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

Argumentação

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias, ponto de vista e decisões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência sócio ambiental, com posicionamento ético no cuidado consigo, com os outros e com o planeta.

 

Empatia e Cooperação

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro, acolher e valorizar a diversidade sem preconceitos, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.

 

Pensamento crítico, cientifico e criativo

Exercitar a curiosidade intelectual para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.

 

Comunicação

Utilizar diferentes linguagens verbal, verbo visual, corporal, multimodal, artística, matemática, cientifica, tecnológica e digital, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentimentos que levem ao entendimento mútuo.

 

Autogestão

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimento e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho para fazer escolhas em relação ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

Autoconhecimento e Autocuidado

Conhecer–se, apreciar-se, reconhecer suas emoções e as dos outros, ter autocrítica para cuidar de sua saúde física e emocional, lidar com suas emoções e com a pressão do grupo.

 

Autonomia e Responsabilidade

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação para tomar decisões segundo princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

A BNCC deverá está implantada em todo Brasil até 2020.

 

Veja Mais:
SAE Digital – Sistema de Ensino
ACADESC – Gestão Escolar